O TUAMP – TUA MENTORING PROGRAM “Amplifica-te!” apresenta-se como um programa de capacitação/formação para iniciados e mais experientes nas temáticas do

O TUAMP - TUA MENTORING PROGRAM “Amplifica-te!” apresenta-se como um programa de capacitação/formação, tanto para iniciados como para mais experientes, nas temáticas do empreendedorismo. Este culmina numa ação de promoção dos projetos desenvolvidos perante investidores, parceiros de negócio e demais entidades de relevo, através da realização do "pitch de negócio", apresentação de posters e sessão de networking.

Através do TUAMP - "Amplifica-te!" pretende-se:

  • Estimular o espírito empreendedor na população do Vale do Tua
  • Capacitar/Formar potenciais empreendedores
  • Constituir projetos e propostas de valor
  • Apoiar promotores na angariação de capital
  • Apoiar na identificação e seleção de concursos locais, nacionais e internacionais, com vista à angariação de capital; bem como auxilio no planeamento de candidaturas a mecanismos de incentivo público e privado.

Deste modo, a missão do TUAMP - "Amplifica-te!" é a valorização da região do Vale do Tua pelo aproveitamento dos abundantes recursos endógenos, para a sua sustentabilidade e repovoamento.

O TUAMP - "Amplifica-te!" vai ao encontro de qualquer pessoa interessada em empreendedorismo, e em particular de quem esteja à procura de informação e apoio especializado na idealização, planeamento e concretização do seu projeto, pois terá acesso a um conjunto de especialistas, serviços e ferramentas que lhe permitirá desenvolver, numa abordagem de consultoria avançada, um projeto de negócio consequente e sustentável.

O TUAMP destina-se principalmente a residentes nos concelhos do Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, não excluindo no entanto qualquer interessado de outra região.  Estes devem ter mais de 18 anos, não existindo qualquer restrição de formação académica.

Será, no entanto, dada prioridade de admissão a candidatos que se enquadrem nos seguintes critérios:

  • Indivíduos que se encontrem excluídos, ou em risco de exclusão do mercado de trabalho, nomeadamente desempregados em geral e mulheres em particular
  • Jovens à procura de 1º emprego especialmente os qualificados, promovendo a fixação da população na região e evitando a migração para os grandes centros
  • Indivíduos inativos ou sub-ocupados, com acrescida dificuldade de empregabilidade
  • Microempresas e profissionais liberais presentes no território
  • Ativos das empresas em risco de desemprego no final do contrato de construção da barragem.

A admissão de participantes/formandos ao TUAMP - "Amplifica-te!" será efetuada por via da análise de candidaturas. Estas serão selecionadas pela Coordenação Executiva, sendo que deverá constar se se trata de uma candidatura individual ou coletiva. Neste último caso de constituição de uma equipa (3 a 6 elementos, preferencialmente interdisciplinar) uma breve descrição da ideia ou conceito de negócio que pretendem desenvolver será solicitada.

O TUAMP - "Amplifica-te!" é um programa integrado que supre várias das necessidades de um programa de larga escala, para a promoção do empreendedorismo, encontrando-se centrado no Mentoring, complementado com Workshops, e ainda Coaching.

O Mentoring apresenta-se como um mecanismo que aumenta a eficácia do processo empreendedor, convertendo empreendedorismo de necessidade em empreendedorismo de oportunidade, aumentando globalmente a qualidade dos negócios criados e consequentemente a sua sustentabilidade e crescimento. Assim, o Mentoring como metodologia pode ajudar a minorar algumas das barreiras ao empreendedorismo de sucesso, ao melhorar a qualidade das iniciativas empresariais, tornando-as mais orientadas a oportunidades validadas, centrando-se em ideias mais inovadoras e sobretudo apoiando os empreendedores nas múltiplas dificuldades burocráticas, fiscais, administrativas.

Os Workshops e o Coaching adicionados ao Mentoring, tornam o TUAMP - "Amplifica-te!" num programa integrado com múltiplas concretizações ao nível da capacitação para o empreendedorismo, suportado numa metodologia que descreve o ciclo que um empreendedor percorre: desde o momento inicial em que surge o desejo de criar uma empresa, até à sua efetiva implementação.

Este modelo, suportado na alargada experiência de um conjunto de especialistas, permite acompanhar e motivar por intermédio de uma estreita relação de proximidade os indivíduos e/ou equipas que se candidatem ao programa, mitigando questões que frequentemente ditam os esforços e sucesso da iniciativa, tais como a desistência, o percurso erróneo e a falta de foco, por via do planeamento, desenvolvimento e avaliação/feedback do projeto.

Existirão 6 workshops por município, de presença obrigatória para os formandos/participantes do TUAMP. Contudo, a participação nestas sessões é também aberta ao público em geral (necessitando de inscrição prévia para garantia de disponibilidade de lugar). Cada sessão terá a duração de 3hrs, sendo abordados diversos temas relacionados com o empreendedorismo e a criação de novas empresas.

  • Workshop 1: Criatividade, Inovação e Perfil Empreendedor
  • Mentoria: Papéis da equipa, definição de compromissos para com a equipa, definição de nome, logótipo, actividade. Desenvolvimento de ideias e estímulo à criatividade
  • Workshop 2: Proposta de valor e Plano de negócio – Modelo Business Canvas
  • Mentoria: Identificação de oportunidade e vantagens competitivas associadas, definição da Proposta de valor e abordagem prática à elaboração do Business Canvas
  • Workshop 3: Estudo de Mercado
  • Mentoria: Pesquisas bases de dados, cadeia de valor, segmentação do mercado, pré-identificação de fornecedores, clientes e concorrentes, lista de contactos com potenciais clientes, fornecedores e concorrentes
  • Workshop 4: Análise económico-financeira e Fontes de Financiamento
  • Mentoria: Análise das necessidades e fontes de financiamento, Estimativa dos investimentos a efectuar, Estimativa de vendas e de custos, definição de necessidades de RH, Análise económico financeira, Análise de sensibilidade
  • Workshop 5: Gestão Operacional, Marketing e Estratégia
  • Mentoria: Mapa industrial, 5 forças de Porter, análise swot, definição do marketing mix
  • Workshop 6: Comunicação e Negociação
  • Mentoria: Preparação da apresentação da proposta de valor

Após as sessões de Workshop, o Programa TUAMP - "Amplifica-te!" inclui sessões de Mentoring reservadas aos participantes do programa, e de presença obrigatória. Com a duração de 3hrs/cada, nas sessões de Mentoring cada equipa reunirá com os mentores para mostrar e receber feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projeto.

Adicionalmente, existirão 6 sessões de Coaching, não obrigatórias, durante as quais cada equipa poderá ser atendida pelo coordenador executivo do programa e demais equipa, onde terá oportunidade de mostrar e receber particular feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projeto.

O programa TUAMP - "Amplifica-te!" culminará numa sessão final em que as equipas terão oportunidade de apresentar os seus projetos ao estilo elevator pitch, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível. Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários assertivos para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio.

Informação a divulgar brevemente.

O TUAMP tem a duração aproximada de 3 meses.

Distribuído em 6h quinzenais (3hrs de Workshop + 3hrs de Mentoring num só dia), e 2hrs opcionais de Coaching em cada município, o Programa conta ainda com 3 sessões conjuntas: apresentação/lançamento, sessão intermédia e sessão final.

O Programa TUAMP - “Amplifica-te!”, que integra sessões de workshop, mentoria e coaching é gratuito e garante um apoio continuo no desenvolvimento da ideia de negócio com vista à sua implementação. Contudo, é necessário efectuar uma candidatura prévia que será avaliada e seriada.

Para se candidatar ao Programa, fazendo parte do grupo restrito de empreendedores apoiados e acompanhados, beneficiando de todo o apoio por especialistas no desenvolvimento de projeto/ideia de negócio, pela aplicação e concretização dos conteúdos abordados nas sessões de workshop, aceda ao formulário de candidatura aqui.

Em alternativa, poderá apenas frequentar uma ou mais sessões de workshop. Desta forma não terá acesso às sessões de mentoria e coaching para apoio no desenvolvimento e acompanhamento contínuo para uma boa implementação de um projeto/ideia de negócio. Para fins de disponibilização de lugar nas sessões públicas de workshop, poderá inscrever-se nas sessões pretendidas, de forma gratuita, aqui.

Área privada   Inscrição Workshop   Entrepreneurship Q&A