O Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua – PEVTUA  apresenta-se como iniciativa da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua e abrange os seus cinco municípios: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

O PEVTUA ambiciona promover e incentivar a qualificação da capacidade empreendedora do Vale do Tua, estando assente em diversas atividades e iniciativas que pretendem ir ao encontro dos seguintes eixos:

  1. Promoção e Divulgação: Visa informar e sensibilizar o público para o empreendedorismo, e promover a sua participação no PEVTUA
  2. Capacitação/Formação do Empreendedor: Engloba uma ação plurianual de capacitação nas mais diversas áreas temáticas do empreendedorismo e criação da própria empresa, através de um programa integrado com um conjunto de especialistas e ferramentas - TUAMP - "Amplifica-te!" 
  3. Desenvolvimento de uma Rede de Apoio ao Empreendedor: Pretende reforçar o suporte aos potenciais empreendedores e acompanhá-los na implementação dos seus negócios, reforçando ainda a articulação do PEVTUA com outras redes já existentes. Neste contexto, surge como estímulo ao desenvolvimento de conceitos de negócio o TUACIN - Concurso de Ideias de Negócio
  4. Acompanhamento e Monitorização: Inclui a Incubação Virtual de Projetos de Empreendedorismo, e prevê o acompanhamento dos projetos e empreendedores, através das redes digitais criadas ao abrigo do programa e das infraestruturas existentes, em específico o PEVTUA-VIN [Virtual Incubation Network]
  5. Desenvolvimento de um Projeto Transversal Regional: Apresenta-se como uma ferramenta de enquadramento estratégico para o desenvolvimento local, para garantir a eficácia e sustentabilidade do programa ao nível da sua implementação, procurando o alinhamento entre as ideias de negócio a desenvolver com as áreas de maior potencial de exploração.

Objetivo

O Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua tem como objetivo geral o estímulo das competências empreendedoras e inovação da comunidade local do Vale de Tua.

As iniciativas envolvem as Autarquias, Instituto de Emprego, Associações Empresariais, Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação e Associações de Desenvolvimento Local, e pretendem maximizar as oportunidades impulsionadas pela construção da nova barragem.

Deste modo são objetivos gerais do PEVTUA:

  1. Atração e fixação de populações
  2. Melhoria da qualidade de vida, pela sustentabilidade da empregabilidade
  3. Criação de uma rede que suporte à sobrevivência de empresas criadas e à sua performance competitiva.

A quem se destina

O PEVTUA destina-se a indivíduos de qualquer faixa etária e formação académica, que se interessem pelas temáticas do empreendedorismo e inovação, e que estejam à procura de informação e apoio especializado na idealização, planeamento e concretização do seu projeto de negócio.

Área privada   Inscrição Workshop   Entrepreneurship Q&A