O Vale do Tua constitui um eixo de ligação entre cinco municípios: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Administrativamente estes repartem-se pelos dois distritos Transmontanos de Bragança e Vila Real. Ambos NUT III - Trás-os-Montes e Alto Douro - e pertencentes a dois agrupamentos de municípios: Terra Quente Transmontana e Vale do Douro Norte.

Com o rio Tua como referência, de montante para jusante, são abrangidas no total 17 freguesias: Valverde, Frechas, Vilarinho das Azenhas, Barcel, Vilas Boas, Navalho, Freixiel, Abreiro, Pereiros, Candedo, Pinhal do Norte, Santa Eugénia, Carlão, Pombal, Amieiro, São Mamede de Ribatua e Castanheiro.  

A construção da barragem para o Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHVT) tem impacto direto sobre estas localidades. A região abrangida pelo AHVT é rica em recursos endógenos muitos dos quais subaproveitados, destacando-se a agricultura e o turismo decorrente da categoria Património Mundial, para o Alto Douro Vinhateiro, pela UNESCO.

Ao observar a região e os seus indicadores demográficos, turismo e empresas, torna-se evidente que é fundamental a adoção de medidas estratégicas que visem promover a fixação de população, nomeadamente população ativa, para promoção do crescimento económico da região, com e através da participação dos diversos atores locais pela criação de redes e sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo. 

Área privada   Inscrição Workshop   Entrepreneurship Q&A